Aulas online, ansiedade, saúde, constrangimentos vários refletiram-se no estado emocional de todos. O bem estar e questões motivacionais dos alunos fez nascer o «Be Happy», um projeto eTwinning com início no final do mês de fevereiro, em pleno confinamento.  Contou com a participação de parceiros de Portugal (Escola Básica de Agrela e Vale do Leça – alunos do 5.ºC e Escola Básica Frei Manuel de Santa Inês, de Gondomar) Turquia (cinco professores) e Polónia (dois professores) num total de  68 alunos, desde o Jardim de Infância até ao Ensino Secundário.

Começámos por mergulhar na questão: O que é a Felicidade? Quais são os nossos momentos felizes? Estas serviram de ponto de partida. Família, desporto, natureza, música, artes ….contribuem para o nosso bem estar, foi a opinião geral dos parceiros. Concluímos o Padlet dos Momentos Felizes e assim celebrámos  o Dia Internacional da Felicidade, a 20 de março. Usámos diversas ferramentas digitais: Voicethread, Wakelet, Mentimeter, WordArt, Popplet e Canva ao longo de todo  o projeto.

No final do mesmo mês,  a sessão com a Dr.ª Viviana Carvalho, psicóloga do nosso Agrupamento, abordou a temática do nosso projeto, conforme tínhamos solicitado. Técnicas de relaxamento e organização pessoal são muito importantes para o nosso bem estar. Aproveitámos para debater os assuntos tratados e tomámo-los como referência para várias tarefas.

Explorámos as ideias de todos relativamente a quatro emoções básicas: o medo, a raiva, a felicidade e a tristeza. De acordo com este trabalho, fizemos um Diário de Pensamentos e Emoções, que era para, semanalmente, escrevermos as emoções que sentimos, porquê e o que  fizemos para nos sentirmos melhor.

Uma tarefa por todos ansiada  foi a Feel good with a compliment, que consistia em, diariamente, elogiar um colega. Este teria que, previamente, preparar uma cartolina para receber os post-its dos colegas da turma. Os pais também tiveram T.P.C. – a tarefa de  prepararem um potezinho ou frasco para colocar um elogio diário dirigido aos filhos.

No final de maio,  debatemos as ideias «Aprende Com Os Teus Erros, Aprecia Os Teus Sucessos, Sê Feliz» (Learn From Your Mistakes, Enjoy Your Successes, Be Happy). Fizemos frases motivacionais ou slogans que retivemos do debate: Hoje é um excelente dia para ser feliz-  sorri e elogia quem te rodeia; aprecia os teus pequenos e grandes sucessos; tenta de novo, entre outros.

Por fim, com «Mantém a Calma e Sê Feliz» (Keep Calm and Be Happy) enumerámos as estratégias para combater o stress, o mal estar e a ansiedade, que o projeto nos ajudou a relembrar ou a descobrir.  Foi importante, também, para reconhecermos e reencontrarmos  aquilo que nos faz felizes. Comecemos por sorrir e saber apreciar quem nos rodeia, porque hoje é um excelente dia para ser feliz!

Visitem-nos em  https://twinspace.etwinning.net/163627/home

Luana Lima, 5.ºC – AG

Margarida Teixeira

(Professora responsável pelo projeto – EBAVL)