O Agrupamento de Escolas D. Dinis integra, pelo segundo ano consecutivo, o projeto Parlamento Europeu dos Jovens (PEJ). Entre os dias 11 e 14 de fevereiro, realizou-se a Sessão Nacional Porto 2021 que contou com a participação da aluna Margarida Seara Alves, do 11.º A, em virtude de ter sido selecionada em 2020 na Sessão Regional da Covilhã. Este ano, a sessão realizou-se em sistema de videoconferência, obrigando os organizadores a uma reinvenção e adaptação às contingências atuais provocadas pela pandemia Covid-19. Apesar do novo formato, revelou-se uma experiência única de crescimento e amadurecimento para a aluna, dando um contributo valioso para a sua formação enquanto estudante e cidadã.

Estas sessões destinam-se a alunos do ensino secundário e têm como finalidade promover a dimensão europeia na educação, dando aos jovens uma oportunidade de participarem ativamente numa vivência de trabalho democrático que se divide em três dias com atividades de Teambuilding (TB), durante o qual são promovidos jogos interativos, cujo objetivo é dar a conhecer os elementos do grupo e criar uma dinâmica entre si, e Comitee Work (CW), trabalho desenvolvido entre o chair (responsável por cada grupo) e os delegados, com o objetivo de promover o debate e a partilha de ideias, dentro da equipa, de forma a construir uma moção, com a qual todos concordem, a apresentar na Assembleia Geral. Os temas são previamente distribuídos pelos participantes que terão de os aprofundar para melhor defenderem as suas ideias. O terceiro dia de trabalhos culmina na Assembleia Geral, simulação de uma sessão de plenário do Parlamento Europeu na qual os delegados terão a oportunidade de debater, defender e votar as diferentes moções. Os elementos das delegações deverão estar familiarizados não só com o seu tema, mas também com os restantes temas em debate. As competências adquiridas neste momento, ao debater, discutir, persuadir e negociar, ser-lhes-ão essenciais no futuro. A experiência vivenciada proporciona aos alunos uma oportunidade de aprendizagem prática, válida e inovadora; permite-lhes colocar em prática aprendizagens adquiridas quer na escola quer fora dela; desenvolver a consciência cívica; valorizar a capacidade de argumentação no uso do inglês; incentivar o trabalho em grupo, respeitando as diferentes ideologias, experiências e culturas; defender e debater ideais relativamente a questões da atualidade europeia, consciencializando-os do impacto que as suas posições e decisões podem ter na construção das políticas europeias; por último, promover a tolerância e a solidariedade entre jovens de diferentes nações.

Na Sessão Regional de Viana de Castelo, que se irá realizar entre os dias 26 e 28 de março, a Escola D. Dinis será representada por uma delegação de 6 alunos do 11.º ano.

                                                                                                 Mónica Nogueira