O Atelier B…Creative está de volta com a sua primeira atividade intitulada: Peace-Xmas-Wall Gardens, tendo como inspiração a artista Cicia Hartmann.

Esta artista criou um conceito artístico há quinze anos, transformando tampas de plástico em flores, jardins suspensos e personagens imaginários. Numa abordagem ecocidadã, e inspirando-se na natureza, ela interpreta poeticamente a valorização dos nossos resíduos plásticos descartáveis. Deste modo, este ano, a nossa equipa decidiu continuar a abraçar o tema da ecologia.

O projeto teve como base a criação de dois pinheiros e de vários arranjos florais feitos com tampas de plástico de garrafas, recipientes, perfumes, caixas, produtos de limpeza, entre outros. Assim, o primeiro passo prendeu-se com a recolha, limpeza e triagem de materiais. De seguida, procedeu-se à realização de guirlandas e flores feitas com tampas e arames e, posteriormente, à preparação dos suportes (estruturas feitas em rede num caso e com arcos de ginástica, no outro). Finalmente, concluímos a construção dos dois pinheiros e dos arranjos florais e, após quase três meses de trabalho árduo, chegamos à última fase que consistiu na montagem da instalação artística no átrio e na biblioteca da Escola Básica Secundária D. Dinis de modo a dar vida ao cenário idealizado pela imaginação e criatividade de todos. Foi colocado um pinheiro multicolor (que reflete o universo onírico do Natal) invertido no átrio e outro (em tons azuis e brancos inspirados na atmosfera gelada do inverno) suspenso na biblioteca da escola. Os arranjos florais foram usados para complementar a decoração destes espaços e da reprografia.

Após um ano tão difícil e exigente a todos os níveis, foi nossa intenção acabar numa nota positiva e esperançosa, alegrando a nossa escola e comunidade com cores vibrantes e formas inesperadas que quebram a tradicional decoração de Natal.

Não podemos deixar de salientar o trabalho, o empenho e a boa disposição das alunas Sara Nogueira, Beatriz Moreira e Ana Rita Guimarães do 9.º B e ainda a colaboração dos alunos das turmas do Curso Profissional de Design do 11.º H e do 12.º G, que estiveram à altura do desafio lançado e se empenharam sem reservas para tornar possível a concretização deste primeiro projeto.

Foram redigidos nos vidros da biblioteca os nossos votos de boas festas que agora desejamos ao resto da comunidade educativa: May this Christmas end the present year on a cheerful note and make way for a fresh and bright New Year. Here is wishing you a Merry Christmas and a Happy New Year!

Ana Cristina Cruz e Hélène Huguette Gonçalves