O Agrupamento de Escolas D. Dinis, durante três dias, celebrou a poesia com algumas atividades que incluíram declamação, música e exposição de trabalhos poético-artísticos.

 O evento «Poesia Livre… Vozes da Lusofonia», promovido pela Câmara Municipal de Santo Tirso, pretendia este ano prestar homenagem ao poeta angolano Ondjaki. Infelizmente, devido à situação criada pela pandemia Covid-19, não foi possível dar seguimento a todas as atividades previamente preparadas. Contudo, o Agrupamento de Escolas D. Dinis  participou no lançamento  da iniciativa na Quinta de Fora, na Escola Profissional Agrícola Conde de S. Bento; em diferentes espaços das escolas do agrupamento, alunos, pessoal docente e não docente partilharam momentos de poesia, música e arte; vários alunos da Escola Básica e Secundária D. Dinis elaboraram poemas subordinados à temática “Poesia Livre….Vozes da Lusofonia” e participaram no concurso de poesia promovido pela Câmara Municipal de Santo Tirso.

Na entrada da escola sede do agrupamento, com colaboração preciosa do Atelier B… Creative, realizou-se uma exposição de trabalhos de expressão plástica acompanhados de belos textos poéticos de Ondjaki e de outros poetas lusófonos.

Para além das atividades acima referidas, a escalada da poesia e da arte ficou bem visível na belíssima decoração das escadas do Bloco A com excertos de poemas de Ondjaki e de Miguel Torga, rodeados de adornos alusivos à quadra da Páscoa, mais uma vez com o brilhante trabalho e dedicação dos elementos do Atelier B… Creative.

A festa da poesia, apesar de muito curta, foi celebrada com alegria e entusiasmo em todo agrupamento.

Muito obrigado a todos os que deram o seu contributo para a divulgação da poesia.

            Clube de Comunicação do Agrupamento de Escolas D. Dinis