No âmbito do projeto Parlamento dos Jovens na Escola Básica e Secundária D. Dinis, formaram-se duas listas: A e B. Cada uma apresentou três medidas para combater a violência doméstica e no namoro, o que permitiu aos alunos debaterem e refletirem sobre o tema.

Durante a campanha eleitoral, cada lista afixou cartazes pela escola com frases relacionadas com o tema de forma a divulgarem as suas ideias. Devido ao facto de o tema da escola deste ano letivo ser “Somos + ecológicos”, tudo foi feito com papel reciclado.

No decorrer da campanha eleitoral, realizou-se, na escola, uma palestra com a deputada Sofia Matos que nos informou melhor sobre o que era possível fazer em relação à violência doméstica e no namoro, o que permitiu que as listas melhorassem as suas medidas. Esta palestra também ajudou os alunos a conhecerem mais sobre o Parlamento e como funciona a atividade dos partidos.

No dia das votações, existia uma mesa de voto com uma urna onde estava, pelo menos, um representante de cada lista e da comissão eleitoral. Nesse mesmo dia, sucedeu-se a contagem dos votos e decidiu-se quantos deputados de cada lista iriam à Sessão Escolar.

Após serem realizadas as votações e a devida contagem, decorreu a Sessão Escolar onde os deputados eleitos apresentaram os respetivos projetos de recomendação, propondo medidas que visam eliminar e/ou diluir a violência doméstica e no namoro.

Os alunos, após longo debate, selecionaram e melhoraram as medidas, elaborando o Projeto de Recomendação final, elegeram os alunos que iriam à Sessão Distrital (José Leão, Tatiana Martins e Mafalda Guapo) e escolheram o candidato à mesa da Sessão Distrital (Bruno Mourão) e o tema para o próximo ano – «Combater o bullying».

Em suma, esta atividade melhorou os conhecimentos dos alunos, uma vez que  aprenderam que existem ações possíveis para acabar com a violência doméstica e no namoro e também promoveu o trabalho em equipa com novas pessoas.

Infelizmente, devido à situação criada pela pandemia do Covid-19, não foi possível concluir o projeto no presente ano letivo, mas trata-se de uma atividade muito inovadora e recomendamos que todos participem.

                                                                                                                

Tatiana Martins, 9.º B, Mafalda Guapo, 9.º E , José Leão, 9.º E