A última atividade do Atelier B…Creative deste período tinha, para além de celebrar um dos dias mais misteriosos do Catolicismo (a ressurreição de Jesus Cristo que celebra a vida, o amor e a misericórdia), como objetivo relembrar a força do amor e da fé que nos salvam, que nos dão força para acreditar, coragem para continuar a lutar contra os infortúnios e esperança para ultrapassar os nossos limites, reerguer-nos e vencer.

Perante a situação dramática que o mundo está a viver, alimentando, dia após dia, medos, receios, incertezas e temores profundos, o Atelier B…Creative pretendeu glorificar uma mensagem de esperança: tudo na vida renasce se acreditarmos!

A palavra Páscoa deriva do hebraico e significa “passagem”, coincidente com uma festividade pagã que comemorava a passagem do inverno para a Primavera. A Páscoa é, pois, uma época de esperança, por essa razão está associada aos coelhos (símbolo da fertilidade) e aos ovos (símbolo do nascimento da natureza, da alegria da vida) que devem ser pintados de cores alegres.

O primeiro trabalho consistiu na pesquisa e seleção de imagens referentes à Páscoa que foram ampliadas e desenhadas com canetas de giz líquido nas portas da biblioteca escolar e portadas de vidro do bloco A.

No segundo trabalho, os alunos realizaram ilustrações inspiradas no universo pascoal (ovos, pintainhos, coelhos), sendo, posteriormente, esboçadas em papel autocolante, recortadas e, por fim, coladas nas escadarias do bloco A.

Devido à introdução do plano de contingência no dia 13 de março, infelizmente não foi possível concluir a última atividade planificada. Esta consistia na colagem na entrada da escola de centenas de ovos de pequeno e médio formato agrupados de forma a criar um ovo de grande formato. Os ovos foram realizados em papel autocolante branco, utilizando o processo do recorte em cada ovo.

Para concluir, as professoras e os alunos do Atelier B…Creative gostariam de deixar esta mensagem a toda a comunidade educativa do agrupamento de Escolas D. Dinis: que esta Páscoa seja uma pausa para refletir sobre o valor da vida, para hierarquizar as nossas prioridades, para consciencializarmo-nos do que é realmente importante e valorizar as pessoas e coisas que nos fazem bem e fortalecem enquanto seres humanos.

“Easter is meant to be a symbol of hope, renewal, and new life.” (Janine di Giovanni)

 

Professoras Ana Cristina Cruz e Hélène Huguette Gonçalves