Parlamento Europeu Jovem (Covilhã, de 1 a 3 de novembro de 2019)

 

O EYP (European Youth Parliament) foi uma experiência única! Arrisco-me a dizer: a mais enriquecedora que a Escola me proporcionou até aos dias de hoje.

Pôs-me à prova a vários níveis, ajudando-me, de igual forma, a superar obstáculos. O receio foi o que mais venci! O facto de estar três dias fora de casa, não só sem o conforto do lar como a falta da família. A capacidade de independência e “desenrasque” foram muito importantes nesta jornada.

No início, vi esta viagem como um modo de “Sobrevivência”. A verdade é que, no fim, foi realmente “Viver”.

Confesso que, no primeiro dia, era tudo estranho, difícil, novo. O facto de nos separarem das poucas pessoas que conhecíamos, “obrigando-nos” a falar com “estranhos” e em inglês! Deves estar a perguntar-te: “Quem é que é que capaz de cometer uma loucura dessas?”

Pois é! Eu fui! E só tenho a agradecer a quem sempre me apoiou e confiou nas minhas capacidades para enfrentar este desafio.

Desde os jogos, métodos de trabalho, refeições e amigos, tudo era peculiar, um meio diferente ao qual estamos habituados. Mas um “diferente positivo”, que me ajudou a evoluir enquanto pessoa e estudante.

A forma como tudo estava bem preparado e organizado permitiu-nos, rapidamente, afeiçoar ao novo mundo que nos rodeava. Em menos de 72 horas, fiz amigos para a vida, conheci pessoas incríveis, trabalhei em grupo, falei inglês, argumentei, dancei, cantei, fiz coisas que não pensava que estariam ao meu alcance, chorei, mas, acima de tudo, ri. Ri muito! Porque o mais importante foi, verdadeiramente, o ambiente criado. Sair da nossa zona de conforto, abrir horizontes e, sem dúvida, evoluir.

Sinto-me muito grata pela oportunidade dada para embarcar nesta viagem!

E tu que estás a ler este texto, não tenhas medo! Vai! Prometo que não te vais arrepender!

Vida só há uma! Deixa que o EYP a torne ainda mais especial e valiosa!

Inês Sampaio, 10.º A

73497997_2512523572362021_2215664239484338176_o