Este ano letivo, a Escola Básica de Campinhos – Agrela candidatou-se ao Galardão do Programa Eco-Escolas da Associação da Bandeira Azul Europeia (ABAE). Neste âmbito, realizou variadas atividades.

No mês em que se celebrou o Dia da Alimentação, realizaram-se atividades diversificadas para sensibilização aos bons hábitos alimentares: análise da Roda dos Alimentos, visita a uma produção agrícola familiar, manutenção da horta escolar, colheita de frutos com observação/degustação, confeção de receitas simples, usando ingredientes da dieta mediterrânica.

No Dia da Floresta Autóctone, efetuaram-se pesquisas, plantaram-se árvores (com manutenção ao longo do ano) e elaboraram-se cartazes para fazerem parte da exposição promovida pela FAPAS.

Por altura das Comemorações do Dia da Proteção Civil, a Câmara Municipal proporcionou sessões sobre Segurança/prevenção, tendo abordado os incêndios nas florestas, o que motivou o painel elaborado pela escola “Alerta/Protege” para a Exposição em Santo Tirso.

As visitas de estudo realizadas ao estuário do Douro, ao Parque da Cidade do Porto, bem como às oficinas “Construção de caixas-ninho/caixas abrigo” e “Sons dos Animais”, com monitora da FAPAS e patrocínio da Associação de Pais, tiveram como objetivo sensibilizar as crianças para a importância da biodiversidade, intrinsecamente relacionada com o tema Floresta.

A Caminhada da Primavera foi organizada pela Junta de Freguesia, em parceria com a Escola, na qual observamos depósitos de água na Serra de Agrela. O Presidente da Junta mostrou raízes de eucaliptos que frequentemente obstruem a canalização, danificando-a.

Para celebrar o Dia Mundial da Água, a Câmara Municipal facultou uma sessão da empresa Águas do Norte, abordando o ciclo da água e o tratamento das águas. Houve grupos de alunos que elaboraram cartazes sobre o tema.

Na Semana da Energia e do Ambiente, alguns grupos de alunos pesquisaram sobre o assunto e fizeram cartazes. A Câmara Municipal distribuiu marcadores de portas com alertas para as crianças levarem para casa, motivando o diálogo na família sobre a temática. Aderiu à “Hora do Planeta”, distribuindo folhetos próprios desta iniciativa. Na visita de estudo à Fábrica Ciência Viva de Aveiro, numa atividade de laboratório, foi passado e comentado um vídeo sobre as ilhas de plástico no oceano Índico e realizada a experiência “Bioplástico da batata”, procurando uma alternativa ao plástico mais sustentável. Esta saída foi comparticipada pela Câmara Municipal e pela Associação de Pais

A Política dos 3Rs foi uma preocupação da escola ao longo de todo o ano. No quotidiano reutilizaram-se embalagens para guardar materiais escolares. Também se fizeram trabalhos de Expressão Plástica, com diferente material de desperdício como, por exemplo, caixas para castanhas/ovos de chocolate/amêndoas, presépio e decoração de Natal, cartaz para a Exposição das Comemorações do Dia da Proteção Civil e enfeites para a Festa de Encerramento do ano letivo.

Neste âmbito, também houve a colaboração com a Associação Cultural e Recreativa Estrelas da Serra que se comprometeu, na caminhada de abril, a encher as garrafas de água dos caminheiros participantes, em vez de as oferecer, como habitualmente o faz, reduzindo assim o consumo de plástico.

A participação empenhada da Escola no Concurso Separa e GanhaPrograma Ecovalor, da empresa de recolha de resíduos Resinorte, foi contagiante para toda a comunidade escolar e vizinhança. Para além da colaboração das famílias tivemos ainda a dos vizinhos. Para tal, foi importante a elaboração de pequenos ecopontos feitos de garrafões de água e, porta a porta, os alunos convidaram os vizinhos a depositarem os resíduos no papelão e embalões da escola.

Embora a Escola já tivesse práticas de sensibilização ambiental, o Programa Eco-Escolas ajudou a formalizar compromissos, bem como a proporcionar um maior envolvimento com as entidades e a comunidade locais. Tendo este ano decorrido a primeira experiência, pretendemos melhorá-la nos anos vindouros.

Fátima Martins

Veja aqui  e aqui os ebook com fotografias das atividades realizadas.