No âmbito do Programa Young VolunTeam, divulgado durante a Semana do Agrupamento D.Dinis, em maio, à comunidade escolar, a turma B do 10.º ano da Escola Básica e Secundária D.Dinis formou uma equipa de voluntários chamada “MIÚDOS E GRAÚDOS”.

Estes jovens desejam promover a comunicação e o convívio entre a comunidade sénior do Concelho de Santo Tirso com crianças dos 6 aos 10 anos integradas nas escolas JI/1º ciclo do ensino básico da rede pública dos Agrupamentos de Escolas de Santo Tirso, pois acreditam que a criação de laços afetivos, a partilha de experiências e interações interpessoais positivas são benéficas para ambas as gerações.

Estes jovens decidiram disponibilizar o seu tempo livre para, de algum modo, contribuir para o bem-estar de todos os beneficiários do projeto (idosos e crianças), nomeadamente através da dinamização de diversas atividades de cariz cultural, recreativa, desportiva e digital iniciada no fim deste ano letivo e que irá continuar no próximo ano letivo de 2019/2020.

A primeira atividade desenvolvida pelos “Miúdos e Graúdos” integrou-se no Projeto MIMAR, concebido pela Câmara Municipal de Santo Tirso, que proporciona uma programação lúdica, criativa e pedagógica diversificada no sentido de dar um acompanhamento e uma formação social e educativa às crianças do 1º ciclo do ensino básico durante os períodos de interrupção letiva.

Este ano, a programação proposta para a edição de Verão do Programa MIMAR incorporou múltiplas temáticas e áreas educativas, incluindo jogos tradicionais e o ambiente que foram o ponto de partida da atividade pensada pelos “Miúdos e Graúdos”. Assim, no dia 27 de junho, no Monte de Nossa Senhora da Assunção, a equipa dinamizou um percurso lúdico desportivo (realizado com a ajuda do Professor de Educação Física Miguel Branco) constituído por diversas etapas, nomeadamente saltar barreiras de alturas diferentes, percorrer um trajeto equilibrando um volante em cima de uma raquete e fazer uma corrida de sacos.

As crianças aderiram imediatamente à realização destes desafios promotores de uma mente sã em corpo são, essencial ao desenvolvimento integral da criança, bem como à promoção de estilos de vida saudáveis. Foi no meio de muita alegria, diversão e boa disposição que todos, participantes e voluntários, passaram uma tarde recheada de experiências enriquecedoras inesquecíveis.

“A melhor maneira de tornar as crianças boas, é torná-las felizes.” (Oscar Wilde)

                                                                                                               Hélène Huguette Gonçalves