Os alunos do Atelier B…Creative concluíram este ano letivo com uma última atividade intitulada I can see you onde, mais uma vez, demonstraram muita criatividade, imaginação, empenho e espírito colaborativo.

Em pares ou individualmente, foi-lhes lançado o seguinte desafio: inspirar-se num quadro (ou mais) de um artista contemporâneo português e/ou estrangeiro a fim de o trabalhar em 3D. Assim sendo, numa primeira fase, os alunos pesquisaram, na biblioteca da escola, obras e correntes artísticas que englobaram pintores e estéticas tão diversos como Pablo Picasso e o anime (tipos de animações de origem japonesa).

As obras escolhidas foram a fonte de inspiração e o ponto de partida para, numa segunda fase, desmontar os diversos elementos fulcrais que as constituíam no sentido de os poder reinventar através da sua recriação em 3D.

Esta atividade implicou que os alunos saíssem da sua zona de conforto, pois, após escolherem a obra, tiveram de pensar simultaneamente nos processos de desconstrução e de reconstrução da mesma. Isto implicou a conceptualização do produto final que assumiu uma nova identidade, mantendo e refletindo, no entanto, os elementos da obra original de modo a que fosse possível reconhecê-la.

Para a realização destes trabalhos, os alunos recorreram a materiais diversos como cartolinas, papel canelado, lã, esponja, fios e outros adereços e aplicaram técnicas de corte e colagem, pintura acrílica e guache, entre outras. Os trabalhos encontram-se expostos no átrio da Escola Básica e Secundária de D. Dinis.

Por fim, as duas professoras responsáveis pelo Atelier querem dar os parabéns a todos os alunos que o integram, não só pela constante motivação e boa disposição, mas sobretudo pelo talento, trabalho e dedicação que demonstraram ao longo do ano.

“ART is something that makes you breathe with a different kind of happiness.” (Annie Albers)

Ana Cristina Cruz e Hélène Gonçalves