Com o intuito de promover a disciplina de Alemão e o teatro, um grupo de alunos de Alemão que frequentam o 12.º D da Escola Básica e Secundária D. Dinis participaram no Festival de Teatro, Alemão em Cena, em Almada com a peça ‘In der Zeit Gefangen’ –“Perdidos no Tempo”.

Alemão em Cena é uma iniciativa promovida pelo Goethe Institut, Lisboa, e teve lugar no Fórum Romeu Correia, em Almada. O tema desta edição era ‘Ohne Netz’ – “Sem Rede”, fazendo-nos questionar se seria possível uma vida sem o acesso à Internet. A peça foi produzida pelos alunos e conta a seguinte história: uma cientista famosa, Elsa Einstein, inventou, finalmente, uma máquina do tempo e precisa de dois voluntários para fazer a primeira viagem arriscada, uma viagem aventureira num mundo sem rede.

O festival, que no próximo ano festeja o seu 10.º aniversário, realizou-se entre os dias 15 e 18 de maio e juntou várias escolas de todo o país para um encontro onde a língua alemã e o teatro se fundiram em harmonia, sendo que os alunos da Escola D. Dinis estrearam o palco com uma peça muito cativante sobre uma viagem aventureira num mundo sem rede. A peça e a performance dos alunos em palco receberam inúmeros elogios por parte dos outros participantes e permitiu aos jovens atores desenvolver as suas capacidades performativas, obtendo um diploma de participação no final do evento. Desta forma, o convívio entre alunos, professores e colaboradores foi fundamental para que o festival fosse um grande sucesso.

Além disso, durante os três dias de estadia, numa das mais belas pousadas de Portugal, foram ainda realizados workshops de dança, música e acrobacia, assim como uma visita à exposição de Street Art (grafitis e arte urbana) na zona da Romeira, na Cova da Piedade em Almada. Este local foi em tempos uma área de cariz industrial, antigos terrenos da LISNAVE, onde têm vindo a ser realizadas intervenções de arte urbana, o que possibilitou a visualização de excelentes trabalhos de rua que ilustram o encanto da cidade.  Todas estas atividades proporcionaram aos alunos tirsenses novas e inesquecíveis experiências.

A aprendizagem de alemão na Escola Básica e Secundária D. Dinis acaba por tornar Santo Tirso ainda mais especial, pois é das poucas cidades que promove o ensino e a aprendizagem da língua e da cultura alemãs.

Mariana Areal e Sofia Carneiro, 12.º D,

 

2_alemao-em-cena2019