A turma B do 10.º ano da Escola Básica Secundária D. Dinis inscreveu-se na edição 2018/2019 do Programa Young Volunteam, que tem o Alto Patrocínio de sua Excelência o Presidente da República, sendo dinamizado pela Caixa Geral de Depósitos, em parceria com a Sair da Casca e a Entrajuda (organização).

Este programa educativo de natureza sociopedagógica visa promover e valorizar a cultura do voluntariado junto das escolas (jovens do ensino secundário) de todo o país e das suas comunidades escolares, reiterando a sua importância para o desenvolvimento de competências cívicas fundamentais nos jovens, através do incentivo à mobilidade, à abertura e ao empreendedorismo, entre outros. Os projetos desenvolvidos pelas escolas devem integrar um dos eixos estratégicos da Caixa Social, ou seja, a inclusão social, o empreendedorismo, a inclusão digital e financeira.

A turma do 10.ºB aproveitou a Semana do Agrupamento D. Dinis (que decorreu nos dias 2 e 3 de maio) para dar informações sobre os conceitos e princípios orientadores do voluntariado, bem como para sensibilizar os alunos do ensino básico (2.º e 3.º ciclos) para a sua importância a nível pessoal e social e, finalmente, para apresentar o seu projeto construído no âmbito deste programa. Este projeto passa por estabelecer uma ponte intergeracional entre a comunidade sénior de Santo Tirso e jovens e crianças através do desenvolvimento de competências digitais e da dinamização de atividades lúdicas.

Assim, foram dinamizadas, no auditório da escola, sessões informativas sobre esta temática para os anos iniciais de ciclo, ou seja, para o 2.º ciclo (5.º ano), no dia 3, e para o 3.º ciclo (7.º ano), no dia 2.

Todos podemos fazer a diferença e mudar o mundo, pois “Aquele que tem caridade no coração tem sempre qualquer coisa para dar” (Santo Agostinho).

Hélène Gonçalves

team