No âmbito do Jantar Queirosiano, este ano subordinado ao tema do AMOR, os alunos do Atelier B…Creative realizaram um painel de flores de papel que foi colocado no átrio da Escola Básica e Secundária D. Dinis a fim de servir de cenário introdutório para este evento de grande relevo cultural na nossa comunidade escolar.

As flores foram executadas em papel e cartolina a partir de uma variedade de moldes de pétalas com tamanhos e formas diferentes. Depois do trabalho de desenho e corte, passou-se à colagem e montagem das flores. De seguida, foram delineados os bordos das pétalas com tinta doirada, a fim de lhes dar brilho e luz, acentuando simultaneamente o efeito tridimensional criado. Finalmente, foram também realizadas folhas com papel doirado para servir de moldura e de elemento unificador entre todos os elementos.

As cores usadas no painel foram o branco, o bege, o salmão e o doirado, dado que esta paleta de cores remete para um ambiente romântico, leve e puro.

Este painel serviu de pano de fundo para a criação de um ambiente romântico característico do século XIX e do ambiente cultural e literário onde se integra a obra de Eça de Queirós que retrata o drama humano, nomeadamente através da ênfase de ideais utópicos, da valorização de emoções pessoais e da exacerbação de paixões intensas e de amores trágicos e/ou da realização impossível. No seu romance Os Maias, Eça de Queirós explora a complexidade do amor, que é um caminho difícil e tortuoso da alma humana, mas também uma força estimuladora vital para atingir a felicidade plena.

Para a concretização deste trabalho, o Atelier B…Creative contou com a preciosa ajuda das professoras Cláudia Nascimento e Otília Loureiro.

Ana Cristina Cruz e Hélène Gonçalves