Iniciou-se o ano letivo de 2018/2019 com um novo espaço cultural na Escola Básica e Secundária D. Dinis destinado a alunos do 7.º ano. Chama-se Atelier B…Creative e resultou do desejo das suas criadoras, as professoras Ana Cristina Cruz (Artes) e Hélène Gonçalves (Inglês), de fomentar um espaço onde os alunos tenham um contacto formativo e lúdico com as artes e a língua inglesa de modo a darem asas à imaginação e aprenderam a valorizar o património artístico, cultural e linguístico, explorando, sem constrangimentos, as suas potencialidades individuais e coletivas, num ambiente que se pretende descontraído e apelativo.

O primeiro desafio lançado a estes jovens artistas intitula-se FACES e baseia-se no facto de a comunicação humana não passar apenas pela capacidade verbal, dado que esta está inequivocamente ligada à linguagem facial. O nosso rosto transforma-se a cada segundo e é um mapa do que nos vai na alma… emoções, medos, alegrias, sentimentos que deixamos fluir livremente para o mundo exterior.

Os alunos desenharam então rostos em grande formato a fim de expressar diferentes estados de espírito e sentimentos. Através de várias técnicas como as de acrílico, têmpera, colagem e sopro e de materiais diversos como o pastel de óleo e seco, marcadores, lápis de cores e lápis de cera, estes jovens artistas deram asas à sua imaginação e transpuseram para o papel alguns destes “rostos” que integraram frases curtas que reforçam e são parte integrante das obras criadas.

Todos os trabalhos estão em exposição na entrada da escola.

 

As coordenadoras,
Ana Cristina Cruz e Hélène Gonçalves

FACE (foto 1)