O Agrupamento de Escolas D. Dinis, durante quinze dias, celebrou a poesia com diversas atividades que incluíram declamação, dança e música. O evento «Poesia Livre… no Feminino», promovido pela Câmara Municipal de Santo Tirso, envolveu escolas, associações e toda a comunidade local, tendo este ano sido prestada homenagem a Ana Luísa Amaral.

Ao longo de duas semanas, o agrupamento declamou composições poéticas dedicadas às mulheres, coreografou poemas musicados, elaborou um graffiti inspirado na poesia de Ana Luísa Amaral e realizou, na Biblioteca Municipal, uma exposição de trabalhos de expressão plástica de alunos das diferentes escolas, bem como um sarau de poesia.

Para além de todas estas atividades, o Agrupamento de Escolas D. Dinis participou na sessão solene de homenagem a Ana Luísa Amaral, dinamizada pela Câmara Municipal de Santo Tirso, no dia 18 de março, antecedida da cerimónia da entrega de prémios do «Concurso de Poesia». Na Categoria B (2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico), os alunos Edgar Vieira e Ana Catarina Teixeira Lima, do 7.º D, obtiveram, respetivamente, o segundo e terceiro prémios, com os poemas «Mulher» e «Quando eu era pequenina». Na Categoria C (Ensino Secundário e Jovens Tirsenses até aos 30 anos), a aluna Jéssica Pereira, do 12.º C, obteve o primeiro lugar com o poema «O meu reflexo». Assim, a Escola Básica e Secundária D. Dinis está de parabéns, não só pelos prémios atribuídos aos seus alunos, mas também pelo número de participações no concurso.

No dia 19 de março, alunos dos 11.º e 12.º anos da Escola Básica e Secundária D. Dinis participaram no encontro com Ana Luísa Amaral, com utentes do Centro Educativo da União de Freguesias de Santo Tirso e elementos da Universidade Sénior Tirsense.

Durante a sessão, a poetisa ouviu a declamação de diversos poemas e a interpretação de canções populares, mostrando-se muito feliz com esta homenagem e conversando animadamente com o público presente.

O nosso agradecimento a todos os que contribuíram para abrilhantar o evento «Poesia Livre … no feminino».

Clube de Comunicação do Agrupamento de Escolas D. Dinis