«Farsa de Inês Pereira» e «Astérix e Obélix» foram os pratos fortes deste Sarau Cultural de 19 de janeiro de 2018, duas peças cómicas representadas, com êxito, pelos alunos do Agrupamento de Escolas D. Dinis, de Santo Tirso.

As duas peças foram acompanhadas por bobos dos 6.º e 7.º anos, que animaram ainda mais este sarau.

Recorde-se que o dramaturgo Gil Vicente, autor da primeira peça, viveu no século XVI e faz parte do currículo de Português do ensino secundário, tendo a sua peça sido adaptada pelo Clube de Teatro desta escola e vivida pelos alunos do 10.º ano que a representaram (10.º A, D, E, além de dois alunos do 11.º). Os alunos da professora Paula Vilarinho, do 6.º B, C e D, festejaram os casamentos de Inês Pereira, através de danças da época.

Quanto a «Astérix e Obélix», peça adaptada da BD em francês e português, contribuiu certamente para a aprendizagem de uma língua estrangeira de uma forma lúdica. Os seus autores, Uderzo e Goscinny, iriam ficar orgulhosos (não só os pais dos alunos!) e ainda mais bem-dispostos se assistissem à peça apresentada também pelos alegres alunos do 6.º A, 7.º D, 7.º E, 8.º C e por uma aluna do 9.º B da Escola Básica de Agrela e Vale do Leça. As divertidas danças e lutas contaram com o precioso apoio e orientação da professora Cláudia Figueiredo.

As professoras dinamizadoras do Clube de Teatro, Manuela Oliveira e Isaura Marques, agradecem a todos os colaboradores, nomeadamente às encarregadas de educação Inês Rodrigues e Emília Fontes (criação de elementos cénicos como a indumentária dos romanos), à professora Mónica Nogueira (cedência de alguns elementos cénicos), ao sonoplasta Luís Soares, ao fotógrafo professor Vítor Lopes, ao professor Pedro Sá e aos seus alunos de Artes do 10.º E, à professora Alice Coutinho (por certas sugestões criativas de encenação), ao professor Francisco Silva pela divulgação e, é claro, às suas animadas apresentadoras, as alunas Raquel Serdoura e Maria João Fraga.

Com o som das últimas palmas, já muitos alunos perguntavam nesta sexta-feira: «Para quando o próximo espetáculo?»

Clube de Teatro