No passado dia 10 de novembro, os alunos do 12.º ano da Escola Básica e Secundária D. Dinis realizaram uma visita de estudo a Lisboa, no âmbito da disciplina de Português.

Ao chegarmos a Lisboa, mais precisamente ao Rossio, encontramo-nos com o nosso guia para nos orientar no percurso pessoano.

Durante o trajeto, visitamos lugares icónicos da vida de Fernando Pessoa, mas também locais referidos na obra de José Saramago O Ano da Morte de Ricardo Reis. Ao longo do percurso, o guia ia explicando um pouco da vida de Pessoa e também do heterónimo Ricardo Reis, presente na obra saramaguiana. Incluir a obra de Saramago nesta atividade tornou-se extremamente útil, pois será objeto de estudo este ano letivo.

As informações dadas foram relevantes não só para quem já está a ler a obra como também para quem ainda vai iniciar a sua leitura.

À tarde, foi altura de visitar a Casa de Fernando Pessoa. Logo, no primeiro andar, contemplamos quadros alusivos a Fernando Pessoa e à sua vida e obra.

Para além dos belos quadros, conhecemos a sua fabulosa biblioteca e o quarto onde viveu os seus últimos vinte e cinco anos.

Esta visita foi muito agradável e contribuiu para o nosso enriquecimento pessoal e cultural.

Diana Maia, 12.º C