Durante a semana de 23 a 30 de outubro, a comunidade escolar da Escola Básica e Secundária de D. Dinis e da Escola Básica de Agrela e Vale do Leça esteve envolvida em múltiplas atividades promovidas pela Equipa de Promoção e Educação para a Saúde (EPES) que tiveram como objetivo principal fazer um alerta generalizado para a prevenção do Cancro da Mama, que afeta tanto mulheres como homens.

O mês de outubro é assinalado por duas efemérides: a 15 de outubro celebra-se o Dia Mundial da Saúde da Mama e a 30 de outubro o Dia Nacional de Luta Contra o Cancro da Mama. Neste âmbito, as referidas escolas desenvolveram a atividade “Onda Rosa”, no seguimento da parceria estabelecida com a Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Norte. Esta iniciativa integra-se no projeto Liga-te, o qual se centra no desenvolvimento de atividades que pretendem sensibilizar os alunos e a comunidade escolar para a escolha de estilos de vida saudáveis, visando, assim, a prevenção do cancro e a promoção da saúde. A comunidade escolar, além da participação ativa no convite feito para “Vestir Rosa”, no dia 30 de outubro, promoveu ainda uma exposição de trabalhos, efetuados pela equipa PES e por algumas alunas do 11.º C e do 12.º A.

São conhecidos alguns fatores de risco para o Cancro da Mama. As pesquisas têm comprovado que a ingestão de bebidas alcoólicas (de qualquer tipo), o excesso de peso e a obesidade aumentam o risco. Assim, uma dieta pobre em gorduras parece oferecer uma proteção em relação ao cancro e ser ativo fisicamente ajuda a manter o peso ideal (os adultos devem fazer, no mínimo, 150 minutos semanais de atividade física moderada ou 75 minutos semanais de atividade física vigorosa repartidos ao longo da semana).

O diagnóstico precoce aumenta a probabilidade de o tratamento ser iniciado atempadamente, aumentando as hipóteses de ser eficaz. Segundo a Liga Portuguesa Contra o Cancro, são detetados em Portugal, anualmente, cerca de 4500 novos casos de Cancro da Mama. Recomenda-se, como tal, o diagnóstico precoce, que passa por efetuar o autoexame da mama e pela realização de mamografia.

Equipa EPES do Agrupamento de Escolas D. Dinis