O «Rondas» do Turismo de Santo Tirso rondando pela nossa escola

Sábado, 28 de outubro de 2017: a nossa escola acolheu o ‘’Rondas’, que visita habitualmente locais de interesse público no último sábado de cada mês, o que é naturalmente promovido pelo Departamento de Turismo da Câmara Municipal de Santo Tirso.

Este rondar consistiu na visita guiada a vários espaços da nossa escola, incluindo a perceção do que se passa a nível de atividades letivas e não letivas, de carácter extra-curricular.

Estiveram presentes alguns convidados especiais para contar a história, brevemente, da nossa escola: os ex-professores Adelaide Miranda e Nascimento Afonso, que, gentilmente, colaboraram na exposição sumária da diretora Cláudia Soares e do professor adjunto Francisco Silva. Alguns alunos (e professores) presentearam os nossos turistas tirsenses com algumas atividades que se destinavam a dar um cheirinho da vida diária da Escola Básica e Secundária de D. Dinis.

Assim, houve, nomeadamente, declamação de um poema sobre a escola, da autoria do ex-professor António Oliveira, no auditório, pela aluna Rita Soares do 10.º E; outro, de António Gedeão, por Miguel Pinto do 12.º B, no laboratório, sobre a água, juntamente com as alunas diligentes do 12.º F Diana Moreira e Sofia Gonçalves, que executavam experiências explosivas com este elemento; a apresentação/mostra do programa de Línguas, pela professora Margarida Coutinho; uma dança e teatro apresentados no passado baile queirosiano, pelos alunos Cristiana e Diogo do 12.º ano; uma exposição dos trabalhos realizados pelos alunos de Artes, e, finalmente, uma dramatização do poema escrito pelo padroeiro da nossa escola, o rei D. Dinis, que terá passado por Santo Tirso («Ai flores, ai flores do verde pino»), junto de um inspirador pinheiro e do ginásio. Raquel Serdoura e Beatriz Amaral, acompanhadas à viola pela aluna Rita, souberam mostrar como um conteúdo programático (a poesia trovadoresca) do 10.º ano de Português se pode tornar vivo e se adaptar às emoções atuais de uma jovem apaixonada.

Em suma, foi uma manhã muito ocupada com atividades diversificadas para entreter os convidados tirsenses que decidiram tirar uma parte da sua manhã para observar o que de significativo a nossa escola tem para oferecer.

Raquel Serdoura, aluna do 11.ºD, e Clube de Teatro