No Dia Mundial da Alimentação, a turma do segundo e quarto anos da Escola Básica de Campinhos – Agrela teve a ideia de fazer queques de abóbora. Todos os meninos colaboraram nesta atividade, seguindo uma receita mais saudável.

Descascámos a abóbora e cortámo-la em cubos. Medimos os ingredientes. Duas meninas fizeram mal, quando era para partir os ovos. A Catarina atirou ovo para as calças e a Daniela “decidiu” acrescentar casca de ovo à mistura, mas nós retirámo-la. Adicionámos o fermento, a canela e, enquanto estava na caçarola, dava mesmo vontade de devorar tudo até juntarmos o azeite. Estivemos a partir nozes e avelãs, uma delas com tanta força que até foi para a cara de todos! No dia seguinte, provámos e estava boooom! Partilhámos com toda a Escola.

Lemos um pequeno texto informativo sobre a Roda dos Alimentos Mediterrânica, afixámo-la no polivalente, com balões. Bebemos, ainda, pacotinhos de leite, com diferentes sabores, fornecidos pela Mimosa, no âmbito do projeto “Leite é boooom”.

Também separámos da rama os melhores tomates-cereja. Lavámo-los para serem distribuídos por todos os alunos da escola.

Adorámos fazer estas atividades!

Turma AG2-4

 

Receita de queques de abóbora

Ingredientes:

400g de abóbora ralada

400g de açúcar mascavado

4 ovos

175ml de azeite

300g de farinha

2 colher e 1/2 de chá de fermento

Canela q. b.

1 pitada de sal

Nozes q. b.

Preparação:

Misturar todos os ingredientes.

Colocar a massa em formas untadas com manteiga e polvilhar com farinha.

Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC, durante 20 minutos.