“Numa escala de 0 a 20, todas as equipas/escolas obtiveram uma classificação, no mínimo, de 12 valores”. Foi, desta forma, que uma das responsáveis pela Organização da Semifinal de Química Júnior, que teve lugar na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, iniciou o seu discurso antes de anunciar as três escolas vencedoras. De facto, no passado sábado, dia 22 de abril, a Escola Básica e Secundária D. Dinis, pelo terceiro ano consecutivo, esteve representada por uma equipa de três alunos na referida competição. Os alunos Diogo Ferreira, Diogo Moreira e João Carneiro, todos do 8.º ano, acompanhados pela sua professora, estiveram no Porto a esgrimir conhecimentos de Química, competindo acesamente com os melhores alunos de outras escolas.

As provas constituídas por questões de índole teórica e outras de índole prática abrangeram conteúdos do 7.º, 8.º e 9.º anos da área da Química. As regras definem que só três equipas/escolas são premiadas, ou seja, são selecionadas três de entre as melhores. Apesar de os referidos alunos não terem sido premiados (ficaram em quarto lugar, em ex æquo com todas as restantes escolas não premiadas), participaram com entusiasmo, tendo realizado as suas provas com bastante dignidade e seriedade, honrando, desta forma, a escola que representam.

No final, um dos alunos, e de uma forma bastante oportuna, disse que, na primeira prova que realizaram na Faculdade de Ciências, obtiveram, no mínimo, 12 valores! Resultado este, naturalmente, bastante meritório, pelo que toda a equipa está de parabéns!

Ana Paula Teixeira

DSC06247