O Agrupamento de Escolas D. Dinis, durante quinze dias, com diversas atividades, espalhou poesia pelas suas diferentes escolas. Sob o mote “E o grito se fez verbo”, a Poesia Livre 2017, promovida pela Câmara Municipal, voltou a envolver escolas, associações e toda a comunidade local, sendo Manuel Alegre o poeta homenageado nesta edição Poesia Livre 2017.

Ao longo de duas semanas, o Agrupamento lançou antologias poéticas ilustradas pelos alunos, construiu murais poéticos, expôs trabalhos de expressão plástica elaborados pelos alunos de Artes Visuais e realizou saraus poéticos.

Para além de todos estes eventos, o Agrupamento participou na sessão solene de homenagem a Manuel Alegre, dinamizada pela Câmara Municipal de Santo Tirso, no dia 25 de março, com a dramatização do texto “Rosas Vermelhas” pela aluna Ângela de Jesus, do 11.º C, o momento musical “Lágrimas azuis”, primorosamente executado pelas alunas Mara Correia (12.º C) e Ana Marta (12º. B), e pela entrega do quadro Retrato de Manuel Alegre pela aluna Sara Pinto (12.º D), autora da belíssima obra.

Durante a sessão, Manuel Alegre ouviu a declamação de diversos poemas, mostrou-se muito comovido com esta homenagem e encerrou a noite com versos da sua autoria.

Aqui ficam algumas palavras que proferiu aos jornalistas:

  “Estou muito comovido, muito enternecido, porque foram dois dias inesquecíveis os que presenciei, de envolvimento de muita gente na poesia, de professores, de alunos e de gente adulta”.

O nosso agradecimento a todos os que contribuíram para abrilhantar o evento Poesia Livre 2017.