No âmbito da geminação entre os municípios de Santo Tirso e Gross-Umstadt, surgiu o projeto de intercâmbio escolar entre os alunos do 10.º ano das turmas B e C que frequentam a disciplina de Alemão e 15 alunos alemães que frequentam a escola Max-Planck Gymnasium, em Gross-Umstadt, uma iniciativa da professora Alice Coutinho, com a colaboração da professora Mónica Nogueira e o apoio da Escola Básica e Secundária D. Dinis e da Câmara Municipal de Santo Tirso, pelo que desde já agradecemos.

E uma semana se passou… Depois de uma troca de perfis entre os vários elementos que participaram neste intercâmbio, a distribuição dos alunos alemães foi feita pelas respetivas famílias. Com o passar do tempo, foram aumentando as expectativas e a ansiedade. Já conhecíamos a sua imagem, os seus gostos e hobbies, era tempo de estarmos face a face. Foi com grande alegria que os vimos chegar à Escola, onde um lanche foi preparado para os receber com o que de melhor Santo Tirso tem para oferecer.  Houve também uma receção oficial na nossa escola com a presença do vereador das Relações Internacionais, Pedro Machado, e a coordenadora das Geminações, Maria do Céu Silva, em representação da Câmara Municipal de Santo Tirso.

Depois de uma viagem e de algum cansaço, estava na hora destes nossos convidados/colegas conhecerem as nossas famílias e as nossas casas, onde iriam ficar durante uma semana. Foi então tempo de mais do que abrir a mala de viagem, abrir os nossos corações para os poder acolher, para lhes proporcionarmos uma experiência única e irrepetível, para dar a conhecer a famosa maneira acolhedora de receber que caracteriza os Portugueses.

Ao longo da semana, tivemos tempo de visitar Santo Tirso e os seus encantos, assim como as cidades de Braga, Vila do Conde e Porto. Foram momentos de aventura, brincadeiras e de partilha, que as máquinas fotográficas ou os telemóveis não conseguem captar na sua plenitude.

Estes nossos colegas, e agora Amigos, também puderam conhecer e frequentar a nossa Escola, as nossas aulas e os outros espaços escolares. Sentimo-nos “sortudos” por termos a possibilidade de embarcar nesta aventura e participar neste intercâmbio tão enriquecedor, tanto do ponto de vista humano como cultural. É agora altura de agradecer à Direção todo o apoio prestado, assim como aos nossos professores que se mostraram sempre disponíveis e compreensivos.

Após uma semana, os nossos 15 Amigos partiram por entre lágrimas de despedida, apesar do reencontro estar marcado para daqui a alguns meses na cidade de Gross-Umstadt. Será a nossa vez de os visitarmos, conhecer as suas famílias, as suas casas, a sua cultura e costumes. Temos a certeza de que eles levaram de Portugal experiências únicas, memórias inesquecíveis e um coração cheio de afetos. Sentimos que este intercâmbio contribuiu ainda mais para a aproximação destas duas cidades, tornando-as mais unidas e ainda mais geminadas.

Por fim, um agradecimento às nossas famílias por nos terem proporcionado esta inolvidável experiência. Desde que o projeto de intercâmbio foi lançado pela nossa professora de alemão, Frau Coutinho, foi necessário superar hesitações e dúvidas iniciais, mas tivemos sempre o seu apoio.

Obrigada a todos por esta fantástica oportunidade!

                                                                                                          Ana Margarida Lopes, 10.º C