No dia 14 de dezembro, no auditório da Escola Básica e Secundária D. Dinis, os alunos assistiram à apresentação do livro À procura de uma casa para o Menino Jesus, da autoria do antigo professor da escola, António Oliveira, que marcou presença nesta breve cerimónia.

Vários alunos falaram sobre a obra e houve ainda uma representação da história pelos alunos do 10.º e do 12.ºanos. Juntos procuraram uma nova casa para o menino Jesus, onde a “Palavra” e o “Amor” tivessem o papel principal!

Desta encenação, destaca-se a seguinte mensagem: “ Porque a palavra, na sua força performativa, tem o poder de lutar contra a barbárie do mundo e de reconciliar o Homem com ele próprio. Se não houver palavras que aqueçam os corações, palavras de conforto e palavras de alento e compaixão, não haverá nenhuma casa que possa ser habitada.”

Foi neste ambiente introspetivo, onde se diz que o “coração do homem é transparente”, que encerramos o primeiro período e nos preparamos para voltar ao aconchego dos nossos lares, com o desejo de aí acolhermos o Menino Jesus.

 

Ana Margarida Lopes, 10.ºC