No passado dia 4 de novembro realizou-se um Tributo a Fernando Pessoa, no auditório da Escola Básica e Secundária D. Dinis, apresentado por quatro professores: António Sousa, Carlos Carneiro, Ivo Machado e Rui Mesquita. Tratou-se de um recital poético-musical, idealizado por Ivo Machado, réplica de um espetáculo apresentado por este grupo em fevereiro de 2015, na Casa das Artes, em Vila Nova de Famalicão.

A iniciativa destinou-se aos alunos do 12.º ano e permitiu mostrar outras formas de conhecer e abordar a poesia de Pessoa ortónimo e dos seus heterónimos. O modo como os poemas foram declamados e cantados captou o interesse de todo o auditório, mesmo dos alunos que habitualmente dizem não gostar de poesia.

O excelente acompanhamento musical de Carlos Carneiro e de Rui Mesquita contribuiu para mostrar que é possível conjugar várias artes e desfrutar de todas as sonoridades da poesia.

 Foi possível ouvir e sentir poemas diversos de todo o universo pessoano, desde «Quando vier a Primavera» de Alberto Caeiro, «Ela canta, pobre ceifeira» de Pessoa ortónimo, «Vem sentar-te comigo, Lídia, à beira do rio» de Ricardo Reis e excertos de «Ode Marítima» de Álvaro de Campos.

O empenho e a dedicação que os «artistas» revelaram foram bem visíveis, assim como o bom humor que favoreceu a ótima interação com os alunos.

Ficarão no ouvido de todos os presentes a melodia e as palavras de «Autopsicografia», poema cantado que encerrou o recital.

Nas palavras de um aluno, «Neste dia, quem fechasse os olhos e se limitasse a ouvir, conseguia sentir, eventualmente, um arrepio lindo

Alunos do 12.ºB