No passado dia 4 de novembro, realizou-se, no auditório da Escola Básica da Agrela e Vale do Leça, uma sessão de cinema, organizada pela equipa coordenadora do Plano Nacional de Cinema (PNC).

Os alunos do 4º ano do Centro Escolar de Água Longa e respetivos professores visionaram o filme Aniki Bóbó, do realizador português Manoel de Oliveira.

Mercê da informação fornecida antes da sessão, que permitiu um enquadramento espácio-temporal da longa-metragem, a curiosidade e as expetativas eram elevadas. Afinal, iam assistir a um filme a preto e branco, realizado em 1940!

Terminado o filme, a reação dos alunos foi notável e absolutamente singular: um longo aplauso, em uníssono, fez-se ouvir no auditório. E o encantamento continuou, tendo os jovens colocado várias questões sobre o perfil das personagens e sobre o papel da consciência moral, presente ao longo do filme.

Seguiu-se um lanche reconfortante e a habitual sessão de fotografias.

Salienta-se que esta foi a primeira atividade organizada no presente ano letivo pela equipa do PNC. Seguir-se-ão muitas outras. A viagem ainda agora começou….

O Coordenador da equipa PNC

Pedro Horta