No dia 4 de outubro, no auditório da Escola Básica e Secundária D. Dinis, decorreu a cerimónia da entrega de prémios do concurso “Ler como quem joga – Escrever como quem pinta” promovido pelo Plano Nacional de Leitura, com o contributo dos parceiros Rede de Bibliotecas Escolares, Direção-Geral de Administração Escolar, Leya e Instituto Camões.

Ana Margarida Rebelo Lopes, aluna desta escola, com o seu “Querido diário”, conquistou o 2.º lugar  na componente “Notas de Leitura”, dirigida ao 3.º ciclo, do concurso “Ler como quem joga – escrever como quem pinta”, a nível nacional. Este trabalho assume a forma de um diário, que serve de complemento à leitura da obra O Fantasma de Canterville, de Oscar Wilde.

A abertura do evento esteve a cargo da Diretora do Agrupamento, Dra. Cláudia Soares, que, para além de felicitar a aluna e a equipa dinamizadora, manifestou o seu orgulho e satisfação pela importância do prémio na promoção da leitura, da escrita e na projeção do trabalho da escola a nível nacional.

Seguidamente, a professora Ana Cristina Ribeiro, de forma emotiva, fez um relato do percurso da Ana Margarida, ao longo do 3.º ciclo, destacando a sua curiosidade, o seu espírito criativo, o seu carácter solidário e o seu interesse pelo mundo literário.

A arte invadiu o auditório com a intervenção musical das alunas Mara Correia e Marta Carneiro do 12.º ano, a leitura do trabalho premiado pelo aluno Bruno Pontes do 10.ºC e pelo testemunho dado pelos escritores António Oliveira e Nuno Higino sobre o papel da leitura e da escrita na valorização do ser humano. Segundo Nuno Higino, «As palavras do texto de Ana Margarida ficarão guardadas por muitos anos: na casa das pessoas ou nas bibliotecas. Sobreviverão. E daqui a muito tempo, quando nenhum de vós já estiver aqui, elas serão um testemunho da sua infância, do seu tempo, do seu gosto de brincar com as sonoridades que há dentro das palavras. Elas ficarão como um prolongamento da sua imaginação».

Parabéns à Ana Margarida, à família e à equipa que participou no concurso.

Importa ainda salientar as presenças do Dr. Nuno Olaio, Diretor da Biblioteca Municipal, do Dr. António Pires, Coordenador Interconcelhio das Bibliotecas Escolares, das turmas do 10.º C e F e do 5º. A, acompanhadas pelos seus professores e da aluna Maria Silva que presenteou a Margarida com um belíssimo retrato.

Finalmente, os prémios foram entregues pelo Dr. António Pires.

Clube de Comunicação do Agrupamento de Escolas D. Dinis