Escola Básica e Secundária D. Dinis foi selecionada pela Rede de Bibliotecas Escolares, no âmbito da Candidatura 2015: Ideias de Mérito, com o Projeto “QRbook!”.

O projeto centra-se na utilidade dos códigos QR para a promoção, divulgação e avaliação das obras e textos de educação literária e tem como principal objetivo fomentar o gosto pela leitura, aliando a tecnologia ao mundo literário.

Cada obra abordada de educação literária tem uma página Web, que permite ao utilizador ter uma visão holística, em que constam algumas informações sobre o livro, a saber: resumo, biografia do autor, filmes e questionários, entre outros.

A ligação entre a obra e a página será efetuada através de um “QR code” que será colocado na capa de cada obra. Os leitores, utilizando um smartphone, um tablet ou um computador, terão acesso à página WEB.

A implementação do projeto decorre durante dois anos. Neste ano letivo, foram envolvidas todas as turmas do 7.º ano. No próximo ano, serão englobadas no projeto as restantes turmas do 3.ºciclo do ensino básico e, em princípio, as do 2.º ciclo, as quais trabalharão em articulação com a biblioteca escolar e com os docentes de Português, ou outros adstritos aos Conselhos de Turma.

O responsável da Rede de Bibliotecas Escolares pelos projetos Ideias com Mérito, Dr. João Afonso, visitou a biblioteca da Escola Básica e Secundária D. Dinis e conheceu em pormenor todo o trabalho realizado no âmbito do projeto “QRbooK!” neste ano letivo. Foi merecedor de reforço orçamental por parte da RBE e do Agrupamento. Assim, o uso das novas tecnologias poderá estar ainda mais presente na sala de aula, onde cada aluno pode usufruir de um tablet.

Todo o trabalho realizado no âmbito do projeto poderá ser consultado no Blogue Bibliotecar no Agrupamento D. Dinis (http://biblioteca-d-dinis.blogspot.pt/) , ou através dos códigos Qr colocados nos livros.

Agradeço aqr todos os que colaboram no projeto.

Ana Maria Silva (professora bibliotecária)