Na dia 25 de maio, as turmas de 9.º ano de escolaridade do Agrupamento de Escolas D. Dinis realizaram uma visita de estudo a Conímbriga e a Coimbra, no âmbito das disciplinas de Português e de Introdução à Cultura e Línguas Clássicas.

Em Conímbriga, iniciamos a visita no museu Museu Monográfico, onde observamos vários achados arqueológicos referentes à civilização romana, nomeadamente alguns instrumentos relativos à sua vida quotidiana. Em  seguida, passamos para o exterior e,  através de um passeio agradável, vimos as ruínas de uma povoação romana, composta por ruas, balneários, termas, um aqueduto, casa dos repuchos, colunas, e apreciamos também os belos mosaicos que  pavimentam alguns pátios.

Partimos para Coimbra e  fizemos um piquenique num parque verdejante situado em frente ao rio Mondego.

À tarde, visitamos a Quinta das Lágrimas, onde pudemos recordar a emblemática história de amor entre D. Pedro e D. Inês, cantada por Luís de Camões, nomeadamente a Fonte dos Amores e das Lágrimas,  e passear pelos  jardins constituídos por belas árvores centenárias, como, por exemplo, a Figueira Australiana.

Ainda, no final da visita, os alunos, num ambiente descontraído e de convívio saudável, tiveram a oportunidade de  realizar   “uma partida de golfe”.

Na nossa opinião, esta visita de estudo foi muito interessante, porque, para além do  excelente convívio entre todos, adquirimos conhecimentos sobre a História de Portugal, Literatura e Botânica.

Sara Coelho e  Diogo Cruz, 9.º D