logo CPCO Coastwatch é um projeto de âmbito europeu que envolve inúmeros voluntários e se desenvolve em dois momentos distintos. No passado dia 30 de abril, o Clube de Proteção Civil do Agrupamento de Escolas D. Dinis voltou à praia de Matosinhos para realizar a segunda ação de monitorização.

Participaram vinte e um alunos do 6.º ao 11.º ano de escolaridade, dois pais/encarregados de educação e quatro professores de ambas as escolas que integram o Clube.

Numa área de trabalho de 500 metros a contar do paredão da praia, desde a linha da maré baixa até à linha máxima atingida nas marés vivas, procedeu-se à monitorização e recolha do lixo. A situação encontrada foi muito pior do que a de dezembro.

Só a título exemplificativo, no final de quatro horas de trabalho, em dezembro tinham sido recolhidas 44 garrafas de plástico, mas em abril esse valor subiu para as 247. Foram também inúmeras as latas metálicas, garrafas de vidro, embalagens de cartão, tampas de garrafa, palhinhas de embalagens de sumo/leite, sacos de plástico, maços de tabaco e isqueiros recolhidos, isto para além de peças de roupa, material sanitário, muitos pedaços de cordas e fios, restos de redes e outros materiais de pesca.

Até à linha da maré alta, havia ainda uma enorme quantidade de restos de vegetação e de madeira trazidos pelo mar.

No final, para além do convívio e do trabalho de grupo, alunos e pais/encarregados de educação apontavam como aspetos enriquecedores a tomada de consciência da poluição provocada pelo Homem e o efeito positivo da atividade para os utilizadores da praia e para o ambiente.

A todos os que participaram ativamente, o Muito Obrigado do Clube de Proteção Civil.

 

Cláudia Teixeira (Coordenadora)
Ana Teresa Carneiro
Maria Augusta Monteiro