No passado sábado, 16 de abril, decorreu, no Departamento de Física da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, mais uma edição da etapa regional das Olimpíadas de Física. A Escola Básica e Secundária D. Dinis, mais uma vez, esteve representada neste evento, desta feita por três alunos do 9.º ano, a Beatriz Amaral, o David Pereira e o Pedro Ramos.

A participação destes alunos constituiu um motivo de enorme satisfação para os três ilustres representantes da escola, pois puderam competir ao mais alto nível científico com os melhores alunos, do seu escalão, de toda a região norte. As características da jornada foram as habituais, ou seja, os participantes foram testados numa prova teórica e numa prática constituindo, cada uma delas, verdadeiras provas aos seus conhecimentos, pois os alunos são confrontados com difíceis problemas no âmbito da Física.

Para se conseguirem resultados positivos neste tipo de testes os alunos têm de ser fortes ao nível dos conhecimentos científicos, ao nível do cálculo matemático e, essencialmente, ao nível do raciocínio. Depois de concluídas as provas e de confrontados com as respostas esperadas, orgulhosamente, e de uma forma perentória, podemos afirmar que estes nossos alunos, apesar de não terem saído premiados (pois só as três melhores participações o são), reúnem essas três facetas tão indispensáveis à obtenção de sucesso numa área tão exigente, razão pela qual se encontram de parabéns.

Findas as provas, e depois de um almoço retemperador de energias, os alunos assistiram ainda a uma palestra no âmbito da Astronomia, terminando, depois, a sua participação, assistindo à Cerimónia de Entrega de Prémios. Assim, podemos concluir que esta competição foi muito enriquecedora para os alunos, pois o balanço final foi bastante positivo.

 

Ana Paula Teixeira