Logotipo_CNL

Terça-feira, 19 de abril, 7:45h, partida das alunas Ana Filipa Bessa e Mariana Miranda, do 10ºA, e da Catarina Gonçalves, do 11º A, em conjunto com os outros colegas do ensino básico, Mariana Silva e Rúben Maia, do 8ºC, e André Costa, do 8ºA, para a fase distrital do Plano Nacional de Leitura. Da Escola Básica de Agrela e Vale do Leça acompanharam-nos as alunas Francisca Nunes, do 7º A, Érica Fernandes e Ester Carneiro, do 9º B. A sessão decorreu no Porto, na Biblioteca Almeida Garrett, junto ao Palácio de Cristal.

Chegamos por volta das 8:30h e tivemos um pequeno momento de convívio para falar acerca dos livros sujeitos ao concurso: Boa noite, Senhor Soares, de Mário Cláudio, e Retorno, de Dulce Maria Cardoso, no caso do ensino secundário; Supergigante, de Ana Pessoa, e O Ouro de Delfos, de Hélia Correia, no caso do ensino básico.

As provas realizaram-se durante a manhã. Tivemos de responder a quarenta questões de escolha múltipla e uma de desenvolvimento sobre as obras. No final, fomos premiados com um livro.

Ao meio dia, dirigimo-nos a pé até ao Shopping Cidade do Porto onde almoçamos e ficamos a conhecer este agradável espaço.

Após o almoço, voltamos aos jardins do Palácio de Cristal onde vimos imensos pavões. Ainda visitamos uma exposição de arte patente na Biblioteca.

Pelas 14h, ficamos a conhecer os resultados da prova e assistimos à avaliação oral dos cinco melhores do terceiro ciclo do ensino básico. Depois tivemos de regressar à escola.

Foi um dia enriquecedor, pois não só conhecemos novas pessoas, mas também ficamos a saber como decorre este concurso.

 

Ana Filipa Bessa,  Mariana Miranda e Catarina Gonçalves, EBSDD