No passado dia 9 de abril, sábado, a Escola Básica e Secundária D. Dinis viu-se representada, ao mais alto nível, por três alunos que frequentam o 9.º ano, nas semifinais das Olimpíadas de Química Júnior que decorreram na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Na verdade, o David Pereira, o Nuno Campos e o Pedro Ramos puderam esgrimir os seus conhecimentos de Química perante alguns dos melhores alunos do seu escalão de toda a região norte.

Se bem que no final não tenham sido premiados (pois só receberam prémio as três representações mais bem classificadas), o balanço final da participação é bastante positivo. O facto de uma das provas que realizaram ter sido claramente elogiada por uma das vigilantes e de, no final, os alunos terem tido conhecimento de que o seu desempenho global foi claramente positivo, deixa-os, bem como à sua professora e a toda a escola, orgulhosos pelo excelente trabalho que realizaram e que têm vindo a desenvolver.

Assim, apesar de um início de dia algo chuvoso, o desenrolar do mesmo foi-se mostrando mais alegre, nomeadamente, à medida que as provas foram decorrendo e que os alunos foram confirmando que a Química é uma área do saber bastante vasta, onde eles têm dado os primeiros, mas seguros, passos.

 

Ana Paula Teixeira