logo CPC

O Clube de Proteção Civil do Agrupamento de Escolas D. Dinis, aproveitando a pausa letiva da Páscoa, promoveu uma atividade dirigida aos assistentes operacionais deste agrupamento.

Nos locais onde se concentra um elevado número de pessoas, em particular crianças e jovens de diversas idades, e onde se desenvolvem inúmeras atividades, dentro e fora das salas de aula, os acidentes podem acontecer.

Para orientar estes assistentes operacionais, que são muitas vezes os primeiros elementos a intervir em caso de acidente ou doença, abordaram-se aspetos essenciais sobre como fazer o suporte básico de vida, dar informações numa ligação para o número de emergência 112, ou fazer a desobstrução das vias aéreas em caso de engasgamento. Foram feitas demonstrações dos procedimentos, tendo os presentes tido a oportunidade de colocar dúvidas e apresentar casos concretos já vividos ou presenciados.

Porque relembrar e atualizar conhecimentos nunca é demais, quando é a vida humana que está em jogo.

O Clube de Proteção agradece a colaboração da delegação da Cruz Vermelha Portuguesa de Santo Tirso e a presença da delegação da Cruz Vermelha Portuguesa de Gondomar.

Cláudia Teixeira (Coordenadora)
Ana Teresa Carneiro
Maria Augusta Monteiro

DSC05937