Sessão Distrital do Círculo do Porto

Fórum da Maia

Nos  dias 7 e 8 de março, os deputados António Francisco Carneiro, Bruna Seabra e Marisa Gonçalves, alunos da Escola Básica e Secundária D. Dinis de Santo Tirso, participaram na Sessão Distrital do Círculo do Porto que decorreu no Fórum da Maia. Foi com entusiasmo que os deputados eleitos se envolveram nos trabalhos com colegas de outras 44 escolas do distrito do Porto.

A cerimónia de abertura, no dia 7 de março, contou com a presença da deputada da Assembleia da República, Dra. Andreia Neto, com o Diretor Regional do Norte do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e os representantes da Delegação Regional de Educação do Norte e da Câmara da Maia.

Após esta cerimónia, iniciaram-se os trabalhos de forma semelhante às sessões plenárias da Assembleia da República. Assim, os deputados de cada escola apresentaram e defenderam o seu Projeto de Recomendação. A seguir, todos os projetos foram postos à votação, seguindo-se a discussão na especialidade do Projeto de Recomendação escolhido. Ainda se elegeram os dez deputados de cinco escolas que defenderão o Projeto do Círculo do Porto na Sessão Nacional na Assembleia da República, no próximo mês de maio.

Para os nossos deputados foram dias de trabalho intenso, mas, ao mesmo tempo, tratou-se de uma experiência enriquecedora. Foi uma oportunidade para conhecer pessoas de diversas escolas do distrito do Porto, partilhar e debater ideias, fomentar o espírito crítico e promover os deveres de cidadania.

 

Francisco, Bruna e Marisa