Sessão  de esclarecimento sobre o Acesso ao Ensino Superior  na EBSDD

 No passado dia 11 de fevereiro, pelas 18h30, realizou-se uma sessão de esclarecimento sobre o acesso ao ensino superior, destinada aos alunos  do 12.º ano do Curso Profissional  de Informática de Gestão  e respetivos pais e encarregados de educação. Esta iniciativa surgiu para tentar esclarecer as questões levantadas pelos alunos e encarregados de educação à diretora de curso, professora Luísa Rebelo.

 Foi dinamizada pela diretora de curso e pelo aluno Pedro Ribeiro, no âmbito da sua Prova de Aptidão Profissional. Contou ainda com a colaboração da psicóloga do Agrupamento de Escolas D. Dinis, Dra. Viviana Carvalho, e dos responsáveis pelo Projeto “Inspiring Future”, que se dedicam à orientação vocacional e gestão de carreira.

De uma forma bastante interativa, foram abordados pelo aluno Pedro Ribeiro temas como: o cálculo da classificação final do curso e de candidatura ao ensino superior; exames a realizar; cursos pós 12.º ano existentes;  sites de referência a consultar sobre o acesso ao ensino superior e sobre a criação de empresas.

Dando seguimento aos temas abordados pelo aluno, os responsáveis pelo Projeto “Inspiring Future”, através de uma linguagem simples e dinâmica, explicaram como funcionam as candidaturas ao ensino superior, expondo também as diversas opções de saída pós-secundário.  Fizeram a simulação de candidatura, através do site da DGAES,  esclarecendo todos os seus passos, desde a inscrição nos exames até à fase de matrícula no estabelecimento de ensino superior.  Além disso,  exploraram o site do projeto, exemplificando  a pesquisa de cursos, médias de acesso inerentes, provas de ingresso e respetivo peso, por estabelecimento de ensino.  Advertiram ainda para a necessidade da leitura das notícias que vão sendo publicadas no site, nomeadamente prazos de inscrição/candidatura, norma de exames, legislação atualizada  e eventos dinamizados  para alunos.

Os participantes avaliaram a sessão como interativa, esclarecedora  e útil, sendo uma iniciativa a repetir.

 Luísa Rebelo (professora) e Viviana Carvalho (psicóloga)