No passado dia 26 de fevereiro, Daniel Gonçalves, que traz sempre no coração Santo Tirso, esteve na Escola Básica e Secundária de D. Dinis, com o seu amigo e professor Dr. António Oliveira, para apresentar o seu novo livro de poesia intitulado «Pequeno Livro de Elegias». A apresentação esteve ao cargo do Doutor António Oliveira e contou com a presença da Diretora do Agrupamento, Dra. Cláudia Soares, de vários professores, assim como a dos alunos do Curso Profissional de Técnico de Gestão Desportiva (10.º ano, turma E) e do Curso Profissional de Técnico de Análise Laboratorial (11.º ano, turma F), que abrilhantaram a sessão com a leitura de alguns poemas da obra.

Num agradável ambiente, o autor esclareceu sobre as motivações e as circunstâncias que o levaram a reunir este conjunto de poemas. Segundo Daniel Gonçalves, este pequeno livro aconteceu para suportar o desgosto da partida do músico Bernardo Sassetti.

A terminar esta sessão, os alunos, agora mais sensibilizados para a poesia, colocaram algumas questões a Daniel Gonçalves sobre a sua obra e a sua motivação para a escrita.

A Escola Básica e Secundária D. Dinis agradece a presença dos dois poetas, Daniel Gonçalves e António Oliveira, e deseja que estas iniciativas ajudem os alunos a embarcar em novas aventuras literárias.

Neste encontro com Daniel Gonçalves, antigo aluno da Escola Básica e Secundária de D. Dinis, agora, professor e poeta, foram ainda entregues, pela professora Teresa Monteiro, os prémios do Concurso Poemas de S. Valentim.